-
Arquitetos: NMD | NOMADAS; NMD | NOMADAS
- Área: 871 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Luis Ontiveros
Descrição enviada pela equipe de projeto. Para que o morador deste conjunto de apartamentos não tenha seu olhar direcionado para o edifício vizinho e aproveite a extensa fachada da qual o terreno é dotado foram tomadas algumas medidas:
- A parede perimetral de cada casa é tratada como espessura de luz, assim, se vive entre luzes, não entre barreiras. Tais espessuras minimizam a percepção da parede.
- Por sua vez, o edifício é atravessado pela luz proveniente do pátio interno vertical, reafirmando a individualidade de cada moradia e a noção de se "viver em uma casa", não "em um apartamento", além de superar a noção tradicional de habitar em fileiras, tendo a parede divisória como protagonista.
- A rua externa se transformou em jardim lateral interior e é para onde se voltam os balanços e vistas do edifício: varanda, terraço, arestas envidraçadas, etc. A rua adentra o lote e as múltiplas vistas lhe dão vida.
- O conceito do paisagismo trabalha a transversalidade: na rua externa o paisagismo é perpendicular a ela, procura conter a rua e contornar as bordas para reforçar a percepção de passagem: o edifício é percebido na rua de maneira amigável, receptora; no lote, o paisagismo se desenvolve perpendicularmente ao edifício e avança acima dos muros das extremidades. Esta transversalidade visa tanto a expansão do espaço doméstico, quanto sua contenção íntima.